O Governador do Estado de São Paulo, deu uma declaração no mínimo infeliz na tarde de ontem afirmando que os Clubes Paulistas não podem iniciar o Campeonato Brasileiro sem terminar o Estadual, e que em breve deve definir em conjunto com a FPF a data da volta do Campeonato Paulista, demonstrando total desconhecimento dos Regulamentos das Competições, pois não há relação entre ambos.

Se não bastasse isso, Dória coloca o Estado de SP como único e soberano, pois segundo ele, a CBF não consultou o governo paulista sobre a volta do Brasileirão. O Estado conta atualmente com cinco representantes na competição nacional: Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Dória se equivocou até no número de rodadas que faltam para finalizar a competição.

“- Se não me engano, faltam três rodadas (na verdade, são duas mais o mata-mata da semi final e final) para concluir o campeonato (Estadual). Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão” – disse o Governador.

Imediatamente a CBF, comandada por Rogério Caboclo, emitiu Nota Oficial rebatendo as declarações do Governador de SP.

Veja a íntegra da nota oficial da CBF:

“A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:

1 – Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.

2 – Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.

3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.”

TIMES DA SÉRIE B SOLICITAM MAIS UMA SEMANA PARA INÍCIO DA SÉRIE B

Por outro lado, os times da Série B em reunião por vídeo-conferência na última sexta-feira, solicitaram junto a CBF a prorrogação em mais uma semana (de 08 para 15 de Agosto) para o início da Série B, pois temem exatamente a coincidência das finais estaduais conflitarem com a primeira rodada e sobre isso, CBF ainda não se manifestou.

Como a realidade dos integrantes da Série B se difere da Série A, devido os Clubes desta série não terem compromissos na Libertadores e Sul Americana, deixa o calendário mais enxuto e garantem condições de término até em Dezembro (o que ficaria bastante apertado) ou no máximo em Janeiro de 2021.

Da Redação K8 Rádio e Tv – Por Marcos Andrez