Diante dos impasses criados no Estado de São Paulo referente à volta aos treinos por partes dos Clubes da Série A1 do Paulistão, ontem as 10h00, foi acionado o Núcleo Permanente de Métodos
Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, em audiência telepresencial através de uma Reclamação Pré-processual.

De um lado as entidades que representam a ação, a própria FPF, Federação Paulista de Futebol, Representantes dos Atletas, Árbitros e Treinadores. Do outro lado também os Clubes que se fizeram presentes.
Também como partes interessadas aparecem o Ministério Público Estadual; o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado de SP.

Conflito foi arbitrado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, através da Desembargadora ANA PAULA PELLEGRINA LOCKMANN, também acompanhada pelo
Ministro do TST Guilherme Augusto Caputo Bastos, onde ficou definido em consenso por todos a volta aos treinos a partir de ontem, respeitando o protocolo estabelecido entre FPF e Governo do Estado.

O MP ponderou que os protocolos e as restrições devem ser respeitadas e o representante do Governador concordou com a volta aos treinos desde que seguidos os protocolos.

De acordo com o que foi apurado, o Botafogo vai continuar respeitando as etapas pré definidas no Protocolo em Ribeirão Preto até o dia 13 de Julho próximo, data esta definida uma nova audiência com a concordância de todos envolvidos para estabelecer as próximas etapas, inclusive sobre a volta dos jogos.

Porém na Ata consta uma citação do Advogado do SINDBOL, Paulo Feuz que esclarece que “…os treinos, inicialmente, serão individuais, com quatro atletas em
campo dividido, e gradativamente e com segurança, irão retornando aos treinos coletivos. Aduz que todas
as Prefeituras estão recebendo informações de todos os preparativos e que em havendo restrição de
algum município, será operacionalizada a atuação em município próximo”.

Ontem foi veiculada a seguinte matéria no Site da FPF, onde consta a indefinição sobre o local de treinamentos do Botafogo:

Publicado em 01 de julho de 2020, às 17h00.

“Os jogadores do Botafogo seguem realizando testes físicos, fisiológicos e bioquímicos durante essa semana. A equipe não está autorizada a voltar aos treinos coletivos, pois a cidade de Ribeirão Preto está na fase vermelha do plano estadual contra o Covid-19.
Seguindo as recomendações do Governo do Estado de São Paulo, os treinos do clube ainda não retornaram. No entanto, a equipe interiorana tem a liberação para treinar em outra cidade que esteja na fase laranja ou amarela do plano, segundo nota informada pelo próprio governo”.

Enquanto esse cenário não é definido, os atletas realizaram testes físicos na última terça-feira (30), e treinamentos online, nesta quarta, dia 1º.

O Botafogo é o quarto colocado do Grupo B, com oito pontos. Buscando se recuperar na competição e escapar do rebaixamento, o time comandado por Claudinei Oliveira enfrenta o Guarani, diante de sua torcida, e Red Bull Bragantino, fora de casa, nas duas últimas rodadas da primeira fase do Paulistão Sicredi 2020.”

Da Redação K8 Rádio e Tv – Marcos Andrez