A realidade do início da Série B cada dia mais próximo de ser oficializado. CBF já tem como certo o dia O8 de Agosto para o início da competição. Em meio a Pandemia, incertezas e muitas dificuldades financeiras, alguns Clubes ainda envolvidos com seus Estaduais, como o caso do Botafogo FC, a maioria já trabalham ativamente na montagem do elenco para o início do Campeonato Braisleiro da Série B, e saem na frente na briga para o acesso à Série A em 2021, ou a manutenção na Série B.

Com 8 contratações já definidas a Ponte Preta lidera o número de contratações.

Veja até o momento a situação de cada Clube em número de contratações:

• PONTE PRETA /08
• JUVENTUDE /07
• CUIABÁ /06
• CHAPECOENSE /05
• GUARANI /05
• CRB /04
• CRUZEIRO /04
• NÁUTICO /03
• PARANÁ /03
• AVAÍ /02
• CONFIANÇA /02
• CSA /02
• FIGUEIRENSE /02
• OPERÁRIO /02
• SAMPAIO CORRÊA /02
• AMÉRICA MINEIRO /01
• BOTAFOGO / NENHUMA
• BRASIL / NENHUMA
• OESTE / NENHUMA
• VITÓRIA / NENHUMA

AMÉRICA MG

O Coelho (treina desde 25/05) anunciou apenas a contratação do zagueiro Anderson, 25 anos – Ex Bahia e Confiança. Porém também conta com os retornos dos atacantes Marcelo Toscano e Felipe Azevedo além do zagueiro Sabino que retornam de empréstimo.

AVAÍ

Buscando se reabilitar no cenário Nacional e reconquistar sua vaga na Série A, o Avaí trouxe como sua principal atração o volante Ralf, ex Corinthians, além de repatriar o meio campista Renato que atuará com a camisa Avaiana pela terceira vez. Renato estava no rival, Chapecoense. Avai ainda tem partidas a cumprir no Catarinense, pelas quartas de final, quando enfrenta pelo jogo de ida o próprio Chapecoense.

BRASIL DE PELOTAS

Assim como o BOTAFOGO, o BRASIL de Pelotas também não anunciou nenhuma contratação até o momento para a Série B. Ainda com o Campeonato Gaúcho por terminar, o Xavante se concentra na Série B e para isso já contratou Hemerson Maria, conhecido da torcida Botafoguense. A Federação Gaúcha já definiu que não haverá Rebaixamento em 2020 no Gauchão.

CRB

O Galo da Campina, tem várias competições para reiniciar, já que disputa a Copa do Brasil, Copa Nordeste além do Alagoano. Mas de olho também na Série B, o CRB contratou o meia argentino Diego Torres, que já se apresentou em Maceió. Além do hermano, outro também meia Magno Cruz foi trazido para reforçar o elenco. Além deles, volante Thiaguinho e o atacante Bill também foram contratados. O CRB treina desde 23 de Junho.

CSA

Já o CSA, não ficou atrás e já contratou dois jogadores para suas competições. O conhecido meia Andrigo e o lateral esquerdo Igor Fernandes são as novidades do time Alagoano.

CHAPECOENSE

A CHAPECOENSE, adversária do Avaí nas quartas de final do Catarinense, se movimentou muito reforçando seu elenco visando a Série B. Zagueiro Felipe Santana, lateral esquerdo Rafael Santos, o ex Botafoguense volante William Oliveira, meia Denner e o atacante Fernandinho foram contratados. A Chape ainda conta com o retorno do zagueiro Luis Otávio, lateral Busanello e o atacante Régis que retornam de empréstimos.

CONFIANÇA

O CONFIANÇA de Sergipe que retorna à Série B depois de 27 anos, contratou o meia André Moritz e o atacante Ari Moura, ex Chapecoense. A baixa recente foi o anúncio da aposentadoria do meia Morais, um dos destaques do acesso à Série B. Morais é o mesmo que atuou em 2017 pelo Botafogo FC.

CRUZEIRO

O gigante CRUZEIRO, mesmo passando pela sua pior crise financeira, primeiro adversário do Botafogo FC na estréia da Série B, já contratou 4 jogadores, Régis Meia, lateral direito Raul Cáceres, atacantes Gui Mendes e Ivan Ângulo, além dos retornos do volante Henrique, lateral Patryck Brey e goleiro Lucas França e do lateral esquerdo Marcelo Hermes que foi reintegrado ao elenco. O Cruzeiro ainda tem jogos a cumprir pelo Campeonato Mineiro e aguarda definição da data do reinício.

CUIABÁ

Treinando desde Junho, o CUIABÁ também vem reforçando seu elenco. Everton Sena, zagueiro, lateral esquerdo Romário e quatro atacantes, Felipe Marques, Jenison, Fabricio Daniel e Yago César foi o setor mais reforçado no time Dourado. Ainda neste ano o Cuiabá ainda tem pela frente o Campeonato Mato-grossense, paralisado desde março e que deve ser retomado no último trimestre, a Série B do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Verde. Felipe Ferreira, Ferroviária deve ser o próximo a aer contratado pelo Cuiabá.

FIGUEIRENSE

O FIGUEIRENSE já trouxe dois reforços paraa Série B. Gabriel Lima e Keké são os primeiros reforços do Azulão. Mas o Figueirense ainda tem compromissos pelo Estadual Catarinense.

GUARANI

O GUARANI, próximo adversário do Botafogo FC no Paulistão (se voltar), além de Didi titular do próprio Botafogo, contratou o também zagueiro, Walber, meia Arthur Rezende e os atacantes Wagninho e Elias Carioca.

JUVENTUDE

O JUVENTUDE de Caxias do Sul, é outro que também movimentou bastante o seu elenco. Zagueiro Augusto, lateral Direito Wellinton Silva, volantes Gustavo Bochecha e Tartá, meia Gabriel Terra e os atacantes Rafael Silva e Carlos Eduardo (Ex Grêmio).

NÁUTICO

O NÁUTICO, trouxe o meia Dadá do Água Santa (só se apresenta após Paulistão) além dos atacantes Junior Brites e Thiago, que foi negociado com o Flamengo e voltou por empréstimo. NÁUTICO treina desde 16 de Junho.

OESTE

OESTE de Barueri além de não ter contratado ninguém, perdeu o ex Botafoguense Mateus Jussa que se transferiu para o Internacional.

OPERÁRIO PR

OPERÁRIO de Ponta Grossa, trouxe o meia Thomas ex São Paulo e Alex Silva, lateral direito. O Operário ainda tem que terminar o Paranaense.

PARANÁ CLUBE

PARANÁ CLUBE, ex Clube de Matheus Anjos, agora no Botafogo, já contratou os zagueiros Hurtado e Salazar, além do lateral direito Toninho. Está negociando com lateral esquerdo Jean do Boa Vista RJ, mas ainda não anunciou oficialmente. Aguarda reinício do Paranaense.

PONTE PRETA

A PONTE PRETA não pára. Luis Oyama, volante, o quarto jogador contratado do Mirassol foi oficializado hoje. Antes, o também volante Neto Moura, lateral esquerdo Hernandes além do meia Camilo já haviam sido oficializados na Macaca. Além do quarteto Mirassolense, Osman e Moisés, atacantes tb foram contratados. Por outro lado, o conhecido da torcida Botafoguense Felipe Saraiva, não renovou com a Ponte e já deixou Moisés Lucarelli.

SAMPAIO CORRÊA

SAMPAIO CORRÊA dispensou 15 jogadores e trouxe apenas dois. Zagueiro Flávio Boaventura e o volante Léo Costa. Com o Campeonato Maranhense já definido para retomada em Agosto, o Sampaio vai dividir sua atenção com o Brasileiro da Série B e Estadual. Treina desde 22 de Junho.

VITÓRIA

Por último o VITÓRIA da Bahia que assim como o Botafogo, ainda não contratou ninguém. Geninho não é mais o Técnico do time baiano. Dificuldades financeiras foi o motivo de sua dispensa. Bruno Pivetti, auxiliar técnico foi efetivado como técnico.

MANDO DE CAMPO

Sobre mando de Campo, os Clubes integrantes da Série B, alinharam junto a Comissão Nacional de Clubes, mandar seus jogos em outras cidades e até outros estados, caso não consigam utilizar suas sedes. Os jogos serão inicialmente sem a presença de público.

Da Redação K8 Rádio e Tv – Por Marcos Andrez